terça-feira, 17 de julho de 2007

ÓPTICAS SOBRE O ADOLESCENTE

Por Prof Ms Jorge Ricardo Menezes da Silva


“Nossos adolescentes atuais parecem amar o luxo. Têm maus modos e desprezam a autoridade. São desrespeitosos com os adultos e passam o tempo vagando nas praças. São propensos a ofender seus pais, monopolizam a conversa quando estão em companhia de outras pessoas mais velhas; comem com voracidade e tiranizam seus mestres”.
Sócrates

A adolescência é um período extremamente conturbado da vida humana. Içami Tiba, psicoterapeuta de adolescentes, expressa sua óptica sobre esta faixa etária na poesia que se vislumbra abaixo:

Adolescente é a adrenalina que agita a juventude.
Tumultua os pais e os que lidam com ele.
Adrenalina que dá taquicardia nos pais, depressão nas mães, raiva nos irmãos, que provoca fidelidade nos amigos, desperta paixão no sexo oposto, cansa os professores, curte um barulhento som, experimenta novidades, revolta os vizinhos...
Adolescente é um deus com frágeis pés, um apaixonado que não segura uma gravidez, um atleta que busca o colo dos pais, um ousado no volante que acaba com o carro, um temerário que morre porque desconsidera o perigo, um herói sexual reprimido pela timidez, um conquistador que sofre "um branco" na hora H, alegria de sonrisal em copo de água, escuridão da casa que foi cortada a luz...
Difícil é lidar com ele, porque
ele não se entende com o próprio corpo e ainda é ridicularizado pelos seus próprios colegas.
ele quer resolver os problemas do mundo mas se atrapalha com simples questão de matemática.
ele prefere a certeza de não estudar do que arriscar a sua inteligência numa prova escolar.
ele nem bem se mete a arrumar o seu quarto mas lava e lustra o carro como um joalheiro
ele se indispõe contra os outros em defesa de seus pais que ele mesmo maltrata.
ele fuma maconha empunhando a bandeira da ecologia
ele é rebeldemente sociável e seguramente instável
ele ri com lágrimas, enquanto chora com gargalhadas
ele brinca de brigar
ele vive com sonhos e projetos de um vir a ser
porque
O adolescente é pequeno demais para grandes coisas, grande demais para pequenas coisas.


Ao compararmos o discurso de Sócrates com a argumentação de Tiba observa-se que potencialmente as duas interpretações não se distanciam qualitativamente, mesmo que eqüidistantes em 2500 anos, e em realidades sociais, culturais, econômicas, científicas e espirituais bem diferentes.

Tal fato revela uma simples questão, em nosso humilde ponto de vista, que o adolescente é marcado pela efervescência hormonal manifestada no biológico revelada na puberdade. Que esta manifestação hormonal cria uma busca incessante pela independência, fato comum a qualquer outro animal.Que esta busca pela autonomia gera conflitos com os laços da ética vigente.

O que ocorre é que existem parâmetros sociais que modelam comportamentos esperados e que conseqüentemente tolhem as vontades e a expressões comportamentais transgressoras próprias desta faixa etária e que vão de encontro com o que o adolescente espera e daí para uma manifestação de rebeldia e indisciplina, seja ativa por verbalização ou agressão física, seja passiva por ignorar regras de conduta ou o discurso do mantenedor e fazer aquilo que lhe convém, o que se revela nocivo ao ambiente escolar, em específico, e a sociedade em geral.

Adolescentes precisam de liberdade, porém com disciplina. Esta combinação é necessária e salutar na construção das relações humanas, sejam interpessoais, sejam intrapessoais. Combinação é a palavra de ordem, combinação por dialética, pela discussão democrática da ordem, pela apresentação do que é necessário ao convívio social e não por imposição de normas, sem democracia. Não adianta pregar Piaget e praticar Pinochet.

Outro fato é que as escolas para adolescentes costumam ser chatas e monótonas. São chatas e monótonas porque não os afetam, não criam laços de afetividade, de respeito, de significado, de protagonismo, próprios para esta faixa etária.

Estamos no caminho certo? Precisamos pensar e repensar a práxis?

3 comentários:

Unknown disse...

Que máximo!!!!!
Fico muito feliz em fazer parte de sua equipe docente! "Quando eu crescer, quero ser igual a você!!!" rsrsrs
Que tem sido minha atual inspiração à leitura e reflexão...
Bjoks carinhosas,
Thaty

Unknown disse...

O processo educativo acontece quando o estudante encontra sentido no que faz, compartilha sentidos e compreende o sentido dos exercícios e dinâmicas de que se vê obrigado a participar ao longo do ano escolar. Uma reflexão sobre os comportamentos dos alunos mostram-nos valores presentes em sua vida (e nas telenovelas): valores de amor, de relações, valores que os impulsionam a viver. A escola, nos moldes atuais, não se volta para estes valores; logo, não tem significado para os alunos.

Unknown disse...

EDUCAR PARA A SIGNIFICAÇÃO: O processo educativo acontece quando o estudante encontra sentido no que faz, compartilha sentidos e compreende o sentido dos exercícios e dinâmicas de que se vê obrigado a participar ao longo do ano escolar. Uma reflexão sobre os comportamentos dos alunos mostram-nos valores presentes em sua vida (e nas telenovelas): valores de amor, de relações, valores que os impulsionam a viver. A escola, nos moldes atuais, não se volta para estes valores; logo, não tem significado para os alunos.