segunda-feira, 30 de março de 2009

OLHARES SOBRE O EXERCÍCIO DOCENTE NA CONTEMPORANEIDADE


Por Prof Ms Jorge Ricardo Menezes da Silva
(...) o professor precisa perceber-se como um ser inacabado, durante toda sua vida profissional estará construindo sua formação. Formação que acontece no dia-a-dia com a participação de todos os componentes da escola, com o aprofundamento dos saberes científicos percebendo-se como um ser social que poderá intervir no ambiente buscando sempre ação-reflexão-ação. Sendo assim, a formação é um processo que tem início, mas nunca terá um fim, pois é inconcluso. Essa inconclusão, esse inacabamento do ser, possibilitará a formação e reformação constante(...)
Rego et all

Ser professor é uma missão de vida ou um ofício profissional escolhido? Para os utópicos é uma atividade revestida da aura da socialização de saberes construídos pela humanidade com a finalidade da construção/reconstrução da sociedade. Para aqueles que acreditam que é um ofício, se trata simplesmente do profissional capaz de transferir conhecimento para seus não iluminados, alunos-sem luz.
A educação é um aparelho social que tem como função efetuar a manutenção dos padrões e convenções sociais. Na minha humilde leitura, manutenção não se reduz simplesmente à conservação. Manutenção se reveste de ações corretivas, preventivas e preditivas com vista ao perfeito equilíbrio funcional de um sistema seja ele natural ou social.Infelizmente, a sociedade num caráter mais amplo, e a educação em nosso fórum de debates e reflexões, não se prepararam para as mudanças estruturais e conjunturais moldadas pela tecnocracia impregnada pelo capitalismo dominante moldado pela economia mundial.
Fala-se em globalização, mas a planetaridade tem sido colocada em segundo plano. A economia planetária está em ruínas, fruto do espírito corrompido de uma humanidade sem ética, sem valores, sem escolas, sem família.
Vivemos na terra de Siricy, onde cada um cuida de si e se for dente por dente, olho por olho, acabaremos banguelas e cegos.Por tudo isso, não como palmatória do mundo e muito menos como tábula de salvação, a escola surge como ambiente para reconstrução salutar da humanidade rumo a hominização.
O saber pelo saber por si só tem enterrado a humanidade, pois a cognição pela cognição tem produzido frutos podres que não servem para dieta humana, não alimentam o corpo e muito menos a alma. Estamos a beira do abismo e atônitos buscando encontrar algo ou alguém que nos sirva de ancoradouro para amarrarmos nossa embarcação.
É preciso de educadores líderes e o líder se revela pela sua autoridade, onde liderar é conseguir que as coisas sejam feitas através das pessoas. Ao trabalhar com pessoas e conseguir que as coisas se façam através delas, sempre haverá duas dinâmicas em jogo – a tarefa e o relacionamento(...) a chave para liderança é executar tarefas enquanto se constroem relacionamentos. Essa é a narrativa de James Hunter nos apontando rumos para sermos pessoas/educadores melhores.
A receita de Jesus Cristo é mais enfática:
Quem quiser ser líder deve ser primeiro servidor. Se você quiser liderar deve servir.

Em tempos da quaresma cristã, uma reflexão é importante: Você dedicaria sua vida para salvar a humanidade?

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