quinta-feira, 17 de abril de 2008

FOLHA DIRIGIDA - COLUNA DOS COLÉGIOS



Coluna dos Colégios



17/04/2008

Alunos da Eterj promovem ação social para comunidadeSer mais do que instituição de ensino e atender também as necessidades da comunidade. Estes são os objetivos da Escola Técnica do Rio de Janeiro (Eterj/Novo Rio) com a realização de projetos destinados aos moradores de Santíssimo, bairro em que a escola se localiza.
A região apresentou um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) extremamente baixo, da ordem de 0.780, no censo IBGE em 2000. De acordo com a coordenação da escola, esse índice resulta da exclusão social e para ajudar a melhorar a situação e conscientizar os alunos de que é preciso agir, a Eterj mobilizou a comunidade escolar para realizar sua primeira ação social em 2008.
O evento atendeu 50 famílias carentes da região vizinha à escola.Cerca de 250 pessoas, entre crianças e adultos foram recebidos, no último fim de semana com um Café da Manhã Solidário. As pessoas também participaram de atividades artísticas e sociais como Oficina de Cultura e Campanha de combate a Dengue.
Para professora Célia Mirian Melo, coordenadora do evento, o envolvimento dos alunos foi a maior conquista. "Os mesmos atuaram em todas as etapas da ação, desde a obtenção dos alimentos - que foram doados às famílias - e roupas até a distribuição dos gêneros para a população atendida".
De acordo com o coordenador pedagógico da instituição, professor Jorge Ricardo Menezes da Silva, a educação tem o objetivo preparar o jovem para ser útil nas mais diversas esferas sociais. "A educação precisa assumir significado ou ficará vazia de importância".

Nenhum comentário: