sexta-feira, 14 de março de 2008

OLHARES SOBRE A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE

POR PROF MS JORGE RICARDO MENEZES DA SILVA

"Toda a nossa vida não é mais do que uma permanente tentativa de comunhão com os outros”.
Thomas Bernhard



A laboralidade docente, como já é de notório saber, não se reduz ao trabalho de sala de aula, simplesmente. A trabalho do educador deve estar revestido de conscientização, isto é, consciência somatizada à ação. A reflexão em voga se reveste da pedagogia da práxis, que encontramos definida por Gadotti:


“A pedagogia da práxis é a teoria de uma prática pedagógica que procura não esconder o conflito, a contradição, mas, ao contrário, entende-os como inerentes à existência humana, explicita-os, convive com a contradição e o conflito. Ela se inspira na dialética. O referencial maior dessa pedagogia é o conceito de práxis. Práxis, em grego, significa literalmente ação...”
“A pedagogia da práxis pretende ser uma pedagogia para educação transformadora. Ela radica numa antropologia que considera o homem um ser incompleto, inconcluso e inacabado e, por isso, um ser criador, sujeito da história, que se transforma na medida mesma em que transforma o mundo”.


Em nossa perspectiva de ação, inspirada pela dialética, conforme elocubração de Darcy Ribeiro na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, cabe ao docente participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional, pois nestes espaços de comunhão nós educadores podemos refletir e idealizarmos práticas docentes sintonizadas as demandas sociais da escola pós-moderna.

Nesta escola temos que investir na perspectiva da formação das redes de trabalho, o network pregado pelos novos paradigmas das relações humanas no trabalho. O network é nada mais nada menos que a teia de relações que estabelecemos em nossa vida, seja no campo pessoal, seja no campo profissional.

A organização do trabalho docente é assim mesmo, unindo aspectos aparentemente divergentes, cristã (amai-vos uns aos outros), comunista (regime social onde existe uma igual distribuição de riqueza e a propriedade comum de todos os bens), holística (maneira de ver o mundo, o homem e a vida em si como entidades únicas, completas e intimamente associadas) e complexa (corresponde à multiplicidade, ao entrelaçamento e à contínua interação da infinidade de sistemas e fenômenos que compõem o mundo).

Com base no exposto não podemos ter nem o pensamento e muita menos a ação reducionista, fragmentada e disjuntiva. Nosso fórum de atuação é a sala de aula e esta sala de aula se cobre do manto da interação profissional e acadêmica e tal possibilidade se constrói pelo encontro de pessoas, de modo que possam efetivar a comunhão, a discussão dos aspectos convergentes e divergentes que se estabelecem no âmbito escolar.

O compromisso docente é este. Participar ativamente, opinar, ouvir, compartilhar experiências, estar receptivo. Assim se constrói uma escola de qualidade, uma sociedade melhor e um mundo mais humano.

Você é ou está comprometido com estas idéias?

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