quarta-feira, 23 de julho de 2008

FECULT NA FOLHA DIRIGIDA

FECULT na Folha Dirigida

Samba é tema da Feira na Eterj


Um espetáculo com luzes, pirotecnia e muito samba, invadiu a 16ª Feira de Cultura da Escola Técnica do Rio de Janeiro/Novo Rio (Eterj) no mês de julho. O tema da Feira neste ano foi "Este samba dá enredo" e levou, aos participantes, uma releitura de 34 enredos narrados na Sapucaí, nos últimos 25 anos.

As letras do sambas-enredo foram os objetos de estudo dos jovens, que puderam observar uma história ou uma fábula que serve de enredo para o desenvolvimento da apresentação da escola de samba. De acordo com coordenador pedagógico da instituição, Jorge Ricardo Menezes, atuar na perspectiva de desvendar as nuances de enredos desenvolvidos por escolas de samba permitiu abordar incontáveis aspectos e traços da cultura brasileira e mundial. "Pudemos congregar as diferentes comemorações em voga no ano de 2008, tais como centenário de Cartola, centenário da imigração japonesa, duzentos anos da chegada da Família Real Portuguesa, centenário de Machado de Assis e cinqüentenário da Bossa Nova", comenta.

Segundo o educador, o objetivo da equipe pedagógica foi fomentar a visão do papel individual e coletivo dentro das premissas laborais do século XXI. "Trabalho em equipe, solução de problemas, empreendedorismo, liderança, proatividade, criatividade e inventividade são alguns desses valores.

O evento contou com a presença de figuras ilustres do mundo do samba como o Maestro Guerra Peixe, vice-presidente cultural da Mangueira e Compositor campeoníssimo pela Mocidade Independente de Padre Miguel Neuso Sebastião de Amorim Tavares, o Tiãozinho Mocidade.